Porto Alegre

Porto Alegre é a capital do Rio Grande do Sul, o estado mais meridional do Brasil. A cidade foi fundada em 1772 por casais portugueses açorianos. Ao longo dos séculos seguintes, acolheu imigrantes de todo mundo, em particular alemães, italianos, espanhóis, africanos, poloneses e libaneses, entre católicos, judeus, protestantes e mulçumanos.

Porto Alegre é também a capital rio-grandense do Pampa, região de fauna e flora características, formada por extensas planícies que dominam a paisagem do Sul do Brasil e parte da Argentina e do Uruguai. É nessa região que nasceu o gaúcho, figura dotada de bravura e espírito guerreiro, resultado de lendárias batalhas de fronteiras entre os Reinos de Portugal e Espanha, a partir do século XVI.

As revoltas se sucederam, mas foi o século XIX que marcou o povo gaúcho, após uma guerra de dez anos por independência contra o Império Brasileiro que terminou com um acordo de paz, conhecido como “Tratado de Poncho Verde”. Mesmo sufocada, a chamada Revolução Farroupilha ou Guerra dos Farrapos é até hoje cantada em hino, comemorada em desfiles anuais, no dia 20 de setembro, e homenageada com nomes de ruas e parques. Foi ela que gravou na história o mito do gaúcho, com personalidade, indumentária e hábitos próprios, um cavaleiro por excelência.

Atualmente Porto Alegre conta, segundo o IBGE, com 1.436.123 habitantes, sendo a segunda maior cidade do Sul do Brasil e o centro econômico, financeiro, político, cultural e administrativo de 31 cidades-satélites que compõem a Região Metropolitana. É uma das cidades de melhor qualidade de vida da América Latina e um dos principais destinos brasileiros de eventos internacionais.

Cosmopolita, a cidade preserva e valoriza as tradições. Em Porto Alegre funcionam cerca de 50 Centros de Tradições Gaúchas (CTGs) e o folclore é sua principal atração. Na mesa, o chimarrão, uma infusão típica da região, antecede o churrasco e as demais especialidades da gastronomia regional.

Nos palcos, os ritmos musicais gaúchos do vaneirão, chamamé, milonga e chimarrita, variações das danças de salão centro-européis populares do século XIX, como a valsa, a polca e a mazurca. As Cavalgadas da Lua Cheia, na rota turística Caminhos Rurais de Porto Alegre, na Zona Sul da cidade, são uma legítima experiência para o visitante que quiser vivenciar usos e costumes do gaúcho.

Formulário de orçamento

Nome
E-mail
Telefone
Ida
Volta
Quartos
Adultos
Crianças
Mensagem